Os podcast estão revolucionando não apenas o campo das mídias digitais, mas também dentro das salas de aula. Por exemplo, minha namorada é formada em direito e faz especialização na FGV. Lá as aulas são dadas por professores em São Paulo, utilizando os conceitos de podcating. O que vocês acham disso? Minha outra dúvida é: Qual o pápel que os podcasts assumem na redes móveis?
O conceito de podcasting pode abranger diversos aspectos educacionais. Como vocês acreditam que aspectos linguísticos possam ser abordados em podcasts? Creio o desenvolvimento das habilidades de "listening" seja um deles, mas há em geral outros benefícios?
A definição de Podcast está atrelada somente ao conteúdo do áudio ou também à forma como esse conteúdo é distribuído? Explicando melhor: se eu fizer um arquivo MP3 de Podcast e disponibilizá-lo de outra forma (FTP por exemplo), ainda posso chamá-lo de Podcast? Essa definição vai depender só do tipo de conteúdo veiculado? Enfim, o que caracteriza realmente um Podcast?
O uso dos Podcasts está mais restrito a fins de entretenimento ou vocês viram utilizações mais relevantes com a finalidade de marketing ou outro tipo de intuito por empresas? Porque o que vejo mais são Podcasts de usuários comuns com fins de entretenimento ou divulgação de informação sem muita relevância.
Daniel Nonaka, com relação a sua questão, achamos que a difusão de podcasts em redes de ensino mostra mais uma vez como os artifícios da WEB 2.0 podem se benéficos. Nas redes móveis, os podcast assumem papel de alternativa de difusão de informação de maneira rápida e prática, fatos condizentes com as exigencias do ambiente movel.
em resposta, achamos que podcasts podem sim potencilizar desenvolvimento de habilidades linguisticas, uma vez que o usuário pode, enquanto ouve seu poadcast de interesse, praticar outras línguas. Acreditamos que o maior benefício é mesmo o já citado: adquir novas habilidades linguisticas fazendo algo que gosta, que é ouvir podcasts que lhe interessam.
em resposta, podcasts é a junção das palavras iPod + broadcasting. Logo, o modo de distribuição também está atrelado a definição do mesmo. Porém, pode-se dizer que a melhor definição seria "a tranmissão de informação via arquivos de áudio do criador do mesmo até a pessoa interessada". Logo, sob qualquer forma de transmissão, ainda seria um podcast.
hoje em dia existem podcasts para todas as finalidades. O de marketing também é um deles. Várias empresas utilizam deste artifício para divulgar seus produtos, serviços, promoções e etc. Isso já é uma realidade dos podcasts.
Por Daniel Nonaka - Projeto III
ResponderExcluirOs podcast estão revolucionando não apenas o campo das mídias digitais, mas também dentro das salas de aula. Por exemplo, minha namorada é formada em direito e faz especialização na FGV. Lá as aulas são dadas por professores em São Paulo, utilizando os conceitos de podcating. O que vocês acham disso? Minha outra dúvida é: Qual o pápel que os podcasts assumem na redes móveis?
O conceito de podcasting pode abranger diversos aspectos educacionais. Como vocês acreditam que aspectos linguísticos possam ser abordados em podcasts? Creio o desenvolvimento das habilidades de "listening" seja um deles, mas há em geral outros benefícios?
ResponderExcluirA definição de Podcast está atrelada somente ao conteúdo do áudio ou também à forma como esse conteúdo é distribuído? Explicando melhor: se eu fizer um arquivo MP3 de Podcast e disponibilizá-lo de outra forma (FTP por exemplo), ainda posso chamá-lo de Podcast? Essa definição vai depender só do tipo de conteúdo veiculado? Enfim, o que caracteriza realmente um Podcast?
ResponderExcluirO uso dos Podcasts está mais restrito a fins de entretenimento ou vocês viram utilizações mais relevantes com a finalidade de marketing ou outro tipo de intuito por empresas? Porque o que vejo mais são Podcasts de usuários comuns com fins de entretenimento ou divulgação de informação sem muita relevância.
ResponderExcluirPor Leonel Fonseca
Daniel Nonaka, com relação a sua questão, achamos que a difusão de podcasts em redes de ensino mostra mais uma vez como os artifícios da WEB 2.0 podem se benéficos. Nas redes móveis, os podcast assumem papel de alternativa de difusão de informação de maneira rápida e prática, fatos condizentes com as exigencias do ambiente movel.
ResponderExcluirCláudio Fernandes,
ResponderExcluirem resposta, achamos que podcasts podem sim potencilizar desenvolvimento de habilidades linguisticas, uma vez que o usuário pode, enquanto ouve seu poadcast de interesse, praticar outras línguas. Acreditamos que o maior benefício é mesmo o já citado: adquir novas habilidades linguisticas fazendo algo que gosta, que é ouvir podcasts que lhe interessam.
Flávio Souza,
ResponderExcluirem resposta, podcasts é a junção das palavras iPod + broadcasting. Logo, o modo de distribuição também está atrelado a definição do mesmo. Porém, pode-se dizer que a melhor definição seria "a tranmissão de informação via arquivos de áudio do criador do mesmo até a pessoa interessada". Logo, sob qualquer forma de transmissão, ainda seria um podcast.
Daniel, Eduardo, Leonel, Tatiana,
ResponderExcluirhoje em dia existem podcasts para todas as finalidades. O de marketing também é um deles. Várias empresas utilizam deste artifício para divulgar seus produtos, serviços, promoções e etc. Isso já é uma realidade dos podcasts.