quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Declaração de Indepedência

Lendo o texto "Declaração de Independência"(http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=6785), conclui-se que, nos dias de hoje, o acesso a REDE não se limita apenas à observação, mas também a criação e exposição de nossos conhecimentos.

Diante de tantas ferramentas oferecidas (blogs, vlogs, fóruns e sites diversos), estamos conectados com o mundo e, mais do que isso, interagimos ativamente sobre ele.

É notório que hoje estamos muito mais atuantes quando se fala em REDE. Nela, além de adquirirmos conhecimento, também o promovemos (exemplo nítido disto é a Wikipédia).

Quais as ferramentas disponibilizadas na REDE que você utiliza e qual a relevância destas em sua vida?


Marcelo

2 comentários:

  1. Olá Grupo C,

    Respondendo a pergunta eu customo usar principalmente fóruns e listas de emails e raramente costumo utilizar blogs. Em geral eu prefiro os fóruns por ter uma organização melhor da informação até mesmo para se fazer pesquisas, porém as listas de emails favorecem a interação entre os membros e as repostas costumam ser mais rápidas, além de que auxílio de algumas ferramentas a pesquisa se torna até parecida com a dos fóruns.


    A algumas semanas eu tive a oportunidade de assistir na tv cultura uma entrevista com o criador da Wikipédia(no momento não me lembro o nome dele), mas ele mostrava os benefícios de se ter uma comunidade atuante e definindo a informação, a todo o momento o questionavam sobre as informações falsas que poderiam surgir com a estrutura de wiki. Mas ele sempre respondia que a própria comunidade seria responsável por corrígi-las até mesmo mais rápido do que se houvesse apenas um grupo restrito que tivesse o domínio sobre a informação.

    ResponderExcluir
  2. Faço a algum tempo o uso de sites de relacionamento social como orkut, facebook, twitter e utilizo elas para comunicação com pessoas distantes e outras atividades fornecidas enfim. Coisas que, se fosse num passado bem próxmo, nao seria possivel de forma tão fácil e eficaz.

    ResponderExcluir