quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resumo das Postagens

- Abundância (Leonardo Pereira)

Ao expor as questões relacionadas a abundância de informações, foi feito uma pergunta para os leitores a fim de propor a questão da qualidade das informações geradas em meios onde todos podem gerar/alterá-las. Era esperado que os leitores reconhecessem o risco que a qualidade das informações estavam sujeitos, mas que focassem no fator crucial: a seleção dos dados obtidos. Portanto, pode se reafirmar que as informações, mesmo que muito abundantes, não é o foco do problema. A questão crucial se encontra em quem as obtêm e como as seleciona.


- Declaração de Independência (Marcelo Alex)

A publicação realizada refere-se ao texto “Declaração de Independência” de autoria do professor Antonio Mendes.

Esta atividade foi de suma importância pois, pela primeira vez, participei ativamente na construção de um blog pois, outrora, utilizava-os somente para obter uma ou mais informações desejadas.

O texto para o qual realizei a postagem (“Declaração de Independência”) apenas evidencia a tendência natural na atualidade onde a Internet se tornou um veículo ainda mais interativo e que, dentre outras possibilidades, nos permite expandir nosso conhecimento e opiniões diversas sobre assuntos variados.


- Representação com Multimídias (Pedro Mendes)

O texto citado (Conhecimento e suas características atuais: Representação com MultiMÍDIAS) refere-se às diversas mídias presentes atualmente, e que coexistem na comunicação. Cada uma tem suas características e o seu propósito, e pode-se dizer que elas acabam se completando.

A pergunta feita foi se algum dia poderia ocorrer a “extinção” de uma mídia em detrimento das demais.

As respostas condizem com a expectativa criada, uma vez que realmente seja difícil uma extinção, principalmente ao considerarmos o fato de que cada uma contribui de uma maneira para a comunicação.


- A Certeza da Incerteza (Tamiris Souza)

Ao elaborar a pergunta esperava-se que os usuários enxergassem a necessidade da busca pelo conhecimento para que tenhamos um mínimo de discernimento no recebimento das milhões de informações que temos disponíveis pelo mundo.

A resposta enviada pelos usuários se adaptou bem ao que foi pensado pelo autor da pergunta. No entanto, não podemos concluir se eles chegaram a essa resposta por meio de um pensamento próprio, fazendo uso do conhecimento individual, ou se apenas tentaram mediar o que foi exposto no corpo da postagem.

Percebe-se então, que a certeza da incerteza está presente de todas as formas possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário