quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Representação com MultiMÍDIAS

O processo de construção do conhecimento envolve diversas etapas, desde a formação da ideia na cabeça do indivíduo até a exteriorização da mesma através dos meios de comunicação.

De acordo com o texto Conhecimento e suas características atuais: Representação com MultiMÍDIAS, de Antonio Mendes Ribeiro, são muitas as maneiras de se transmitir o conhecimento, seja através da via oral, num bate-papo informal por exemplo, publicado numa revista científica, ou até mesmo lido em um blog como esse.

Acontece que vivemos numa confluência destes meios de comunicação, e sob a ótica atual, todos possuem uma importância específica, como citou o texto: a mídia oral, representando um contato mais direto; a mídia escrita, no auxílio da alfabetização; a mídia digital, para uma divulgação mais abrangente e rápida...

A pergunta que faço a você, leitor, é a seguinte: É possível que alguma mídia de comunicação seja extinta, com o passar do tempo?

A mídia escrita, por exemplo, apresenta indícios de que tenha sua utilização diminuída, com o surgimento e aperfeiçoamento dos e-books e seus readers. Mas e a extinção propriamente dita, será que é possível? E outras mídias, correm esse risco também?

2 comentários:

  1. EXTINTA nao..todas as formas d comunicacao sempre vao ter um papel, uma importancia..sempre vai existir o Contador d Historia, principalmente pq tem muitas sociedades e grupos etnicos que nao tem acesso a tecnologia digital...e a dupla papel-caneta tambem sempre existira, mesmo pq nao vai acontece d vc precisar e a bateria estar descarregada... =D

    ResponderExcluir
  2. Acredito que um determinado tipo de mídia possa ser substituido aos poucos por um tipo correspondente porém mais moderno.
    O papel impresso sempre terá seus adeptos tanto pelo preço quanto pelo fato de que muitas pessoas nao conseguem ficar 30 minutos lendo uma tela de computador com muito brilho mas conseguem ficar horas lendo um bom livro.
    Acho que os tipos de mídia que estão por vir se somarão aos que já existem mas nao os extinguirão por completo.

    ResponderExcluir